É muito comum nos depararmos com algumas patologias nos locais onde moramos e trabalhamos. E, ao decorrer do tempo, é preciso instaurar se será necessário executar um relatório patológico ou um plano de reforma.  

 

Por se tratar de patologias, como: rachaduras e infiltrações, o óbvio seria realizar um relatório patológico. Porém, um plano de reforma pode ser a alternativa mais viável.

 

Então, qual dos dois escolher? Nós vamos te explicar a diferença entre os dois. Confira!

 

1- Relatório patológico

 

O relatório patológico faz parte de um projeto de inspeção predial, podendo ser efetuado em edifícios residenciais ou em comerciais. O relatório visa registrar os dados das patologias presentes na edificação, anteriormente coletadas em visita, mediante o levantamento de medições e anotações, com o intuito de abranger o maior número possível de subsídios para o entendimento dos problemas patológicos apresentados.

 

Etapas do relatório patológico

 

Basicamente, o relatório patológico é composto por duas etapas. São elas: 

 

1.1 Análise de danos

 

O primeiro ponto a ser abordado no relatório é a análise individual do dano, ou seja, é o estudo preliminar que tem como foco a compreensão das potenciais causas que ocasionaram o dano presente.

 

A fim de que se tenha uma análise estruturada esta etapa do relatório ocorre em conjunto com a mediação de orientação técnica, como também é acompanhada de fotografias do local onde se encontra a patologia, sendo coletada anteriormente por meio de visita.

 

Em resumo, as patologias são como os sintomas de um paciente com problemas de saúde, onde nessa parte de análise, nós temos que descobrir qual é a doença que está causando todos estes sintomas e registrá-las em um relatório escrito.

 

1.2 Recuperação do dano

 

Nessa etapa ocorre a recuperação das patologias que foram analisadas individualmente. Tem como princípio descrição de ações corretivas a serem executadas para que os danos possam ser recuperados da melhor forma.

 

Resumidamente, é o tópico que damos um passo a passo da melhor maneira para se chegar a cura da doença.

 

relatorio patologico plano de reforma qual e a diferenca

 

2- Plano de reforma

 

O plano de reforma também faz parte de um projeto de inspeção predial, pois também contém um relatório patológico ou também chamado de laudo técnico de uma edificação. 

 

Entretanto, o plano de reforma tem como foco principal propor todo o alinhamento e orçamento de uma reforma, com a finalidade da correção na prática das patologias levantadas no relatório patológico.

 

Todavia, para que se possa viabilizar um projeto de reforma de uma edificação, deve-se ter em mente, qual será o custo aproximado desta obra. Desse modo, torna-se imprescindível o desenvolvimento de uma planilha orçamentária, em conformidade com o relatório técnico.

 

Portanto, uma planilha é desenvolvida com base na SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), onde podem ser levantados todos os custos e encargos desde a mão de obra, até os insumos e equipamentos necessários para a obra.

 

Entretanto, algumas vezes a apresentação de apenas uma planilha orçamentária não é o suficiente para ter com exatidão o custo de uma obra. Logo, devem ser realizadas, em conjunto com empreiteiras, novas planilhas com valores que elas cobrariam para o serviço de reforma.

 

Nesse viés, o plano de reforma contempla um comparativo entre as planilhas orçamentárias. Garante que as empreiteiras orcem as mesmas coisas, obtendo uma comparação mais fiel do que cada empreiteira tirando suas conclusões. Dessa forma podendo ter um valor mais assertivo para o custo da obra solicitada.

 

Mas, afinal, qual a diferença entre o relatório patológico e o plano de reforma?

 

Em suma, quando é solicitado um relatório patológico será desenvolvido um laudo técnico das patologias presentes. Já um plano de reforma, contemplará além do laudo técnico, uma planilha orçamentária, um comparativo entre orçamentos de empreiteiras e pode incluir um memorial descritivo.

 

Fonte: EPEC-UFSC 

 

PHRANA ENGENHARIA & TERCEIRIZAÇÃO

 

A Phrana Engenharia & Terceirização é uma empresa focada em resultados. Trazemos diversos serviços como: gestão de projetos industriais, elaboração de projetos (construção e reforma de obras),  manutenção elétrica, zeladoria,  portaria, recepção,  manutenção esgoto hidráulico, pintura e muito mais! 

Para saber mais sobre os nossos serviços ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco pelo telefone: 47 30463313 (ligação e Whatsapp) ou por nossas redes sociais.  

A Phrana Engenharia & Terceirização é a empresa certa para você e para o seu negócio. Não importa qual dos quatro cantos do Brasil você esteja, a Phrana Engenharia estará com você!

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?