A pintura predial valoriza o edifício, facilita a venda e deixa-o visivelmente mais bonito. Mas existem alguns cuidados a serem tomados na hora de realizar esse processo.
A pintura predial envolve grande mobilização, principalmente quando falamos em condomínios e mesmo em prédios menores, trata-se de uma obra trabalhosa e cheia de detalhes.
Nós separamos algumas dicas valiosas para auxiliar nessa tarefa, tornando-a mais eficiente. Confira!
1- Quando fazer a pintura predial?
Alguns municípios estabelecem leis exigindo dos condomínios que a pintura predial seja feita de tempos em tempos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Lei 10.518/88 estabelece que as fachadas dos prédios devem ser pintadas ou lavadas a cada cinco anos.
Já especialistas da área indicam que uma pintura predial bem executada dura cerca de cinco anos. É importante observar o aparecimento de infiltrações, bolhas, descamação, etc. Além do apelo visual, esses são indícios da necessidade de cuidar da impermeabilização do edifício, uma das principais etapas da pintura predial.
2- Etapas da pintura predial
O serviço de pintura predial deve ser executado por uma empresa especialista, respaldada por engenheiros e arquitetos. A pintura predial deve seguir as seguintes etapas:
- Ensaio de percussão;
- Limpeza e lavagem;
- Correção de infiltrações, fissuras etc;
- Impermeabilização;
- Pintura.
Isso garante que ela dure o tempo necessário e não se desgaste precocemente.
3- Atente-se à cor para que a pintura predial não configure alteração de fachada
Caso a alteração da fachada não seja o objetivo da obra, fique muito atento à escolha da cor da tinta.
Conversa com a empresa prestadora do serviço e caso não seja ela a responsável por comprar o material, peça indicações das cores recomendadas para que o tom da pintura respeite o memorial descritivo.
4- Priorize tintas premiums
Além da cor, é importante prestar atenção na qualidade do material comprado. O mais indicado é optar pela linha premium da marca de tinta escolhida. Caso a empresa fique responsável por comprar o material, especifique no contrato o produto e demais exigências.
5- Faça a pintura em dias secos
Programe-se para que a execução da pintura predial aconteça nos períodos de estiagem e de menor umidade relativa do ar. Se o outono e o inverno são secos em sua região, prefira essas estações, atentando-se sempre para recomendações de temperatura do fabricante da tinta.
6- Segurança em primeiro lugar
A pintura predial exige diversos funcionários habilitados e a total segurança deles deve ser prioridade na decisão de quem contratar. Eles estarão fazendo trabalho em altura, o que por si só já oferece risco à atividade.
Todos eles devem seguir a legislação ao que se refere ao uso dos EPIs, equipamentos de segurança individual. Todos os funcionários foram capacitados para a função? Receberam treinamento de segurança? Veja, ainda, se as demais condições de segurança serão seguidas à risca pelo prestador do serviço.
PHRANA ENGENHARIA & TERCEIRIZAÇÃO
A Phrana Engenharia & Terceirização é uma empresa focada em resultados. Trazemos diversos serviços como: gestão de projetos industriais, elaboração de projetos (construção e reforma de obras), manutenção elétrica, zeladoria, portaria, recepção, manutenção esgoto hidráulico, pintura e muito mais!
Para saber mais sobre os nossos serviços ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco pelo telefone: 47 30463313 (ligação e Whatsapp) ou por nossas redes sociais.
A Phrana Engenharia & Terceirização é a empresa certa para você e para o seu negócio. Não importa qual dos quatro cantos do Brasil você esteja, a Phrana Engenharia estará com você!