O gerenciamento de obras frigoríficas pode ser um grande desafio quando não se tem conhecimento sobre todas as características construtivas. 

 

As câmaras frigoríficas têm como diferença, a necessidade de se manter em seu interior temperaturas abaixo da temperatura externa. Como consequência, existem certos limites tanto na escolha dos métodos de construção e dos equipamentos, quanto no modo que a câmara operará.

 

Hoje, vamos apresentar algumas dessas características construtivas e como elas devem ser aplicadas para garantir uma obra eficiente. 

 

Características construtivas

 

As características construtivas das câmaras frigoríficas influem diretamente na capacidade de refrigeração, ou seja, tem responsabilidade direta no aumento ou redução do consumo de energia elétrica da instalação.

 

Os principais fatores a considerar são:

 

  • Eficiência do isolamento térmico de paredes e tetos;
  • Eficiência do isolamento térmico de pisos (se houver);
  • Existência de barreira de vapor apropriada;
  • Infiltração de ar em níveis mínimos.

 

1- Isolamento Térmico

 

A finalidade do isolamento térmico, é reduzir as trocas térmicas indesejáveis e manter a temperatura da parede externa do recinto isolado, próximo à do ambiente externo, para evitar problemas de condensação.

 

O isolamento térmico é formado por materiais de baixo coeficiente de condutividade térmica (k). Os materiais isolantes são porosos, sendo que a elevada resistência térmica se deve à baixa condutividade térmica do ar contido nos seus vazios. A transferência de calor ocorre, principalmente, por condução. Nos espaços vazios ocorre também convecção e irradiação, porém com valores desprezíveis.

 

2- Isolamento do Piso

 

Em alguns casos, como quando uma câmara é mantida a uma temperatura relativamente alta (acima do ponto de congelamento), não é necessário isolar o piso, isto simplifica a construção.

 

Além disso, o acréscimo do fluxo de calor através do piso não é tão alto para exigir um ajuste mais significativo nos equipamentos de refrigeração. Em todos os outros casos, o piso deve ser isolado de forma a evitar perdas de energia.

 

Quando o piso estiver isolado, a instalação é aplicada no local, da maneira mais comum (há algumas exceções, usualmente em pequenas câmaras). Para câmaras de congelados, devem ser tomadas precauções para evitar o congelamento do piso.

 

3- Barreira de Vapor

 

Qualquer espaço refrigerado torna-se uma fonte de vapor em virtude da diferença de pressões de vapor entre o ar externo e o ar interno da câmara. Assim, não se projeta uma câmara frigorífica sem uma barreira de vapor. 

 

A umidade que penetrar no isolamento irá diminuir a eficiência térmica, aumentando a perda de energia e pode danificar o isolamento. Sem uma eficiente barreira de vapor, a vida útil da câmara é reduzida.

 

Além disso, a perda de eficiência do isolamento térmico ocasiona um aumento na carga térmica de refrigeração, o que por sua vez ocasiona um aumento no consumo de energia elétrica na instalação.

 

4- Cortinas de Ar

 

De forma a minimizar o fluxo de ar quente e úmido para o interior das câmaras de estocagem que trabalham a baixa temperatura, deverá ser prevista a utilização de cortinas de ar. Isto é especialmente recomendado quando existe uma movimentação intensa de produtos e a contínua abertura de portas.

 

A utilização das cortinas de ar serve para proteger a câmara de cargas térmicas adicionais, que irão aumentar a temperatura e a umidade no interior da câmara. A entrada de vapor d’água para o interior da câmara, poderá trazer problemas de condensação em excesso na superfície do evaporador, com a consequente formação de gelo.

 

Caso a umidade seja excessiva, o sistema de degelo poderá não ser suficiente para a retirada do mesmo. Isto ocasiona um bloqueio gradual do evaporador, causando uma perda de capacidade de refrigeração e um aumento no consumo de energia elétrica.

 

Entretanto, não basta apenas ter a cortina de ar instalada. A velocidade, a distribuição e a direção do ar é que permitem uma proteção eficiente à entrada do ar externo à câmara.

 

Fonte: York Refrigeration 

 

PHRANA ENGENHARIA & TERCEIRIZAÇÃO

 

A Phrana Engenharia & Terceirização é uma empresa focada em resultados. Trazemos diversos serviços como: gestão de projetos industriais, elaboração de projetos (construção e reforma de obras),  manutenção elétrica, zeladoria,  portaria, recepção,  manutenção esgoto hidráulico, pintura e muito mais! 

Para saber mais sobre os nossos serviços ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco pelo telefone: 47 30463313 (ligação e Whatsapp) ou por nossas redes sociais.  

A Phrana Engenharia & Terceirização é a empresa certa para você e para o seu negócio. Não importa qual dos quatro cantos do Brasil você esteja, a Phrana Engenharia estará com você!

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?