Uma das atividades de um engenheiro é lidar com planejamentos. Além de desenvolver todas as etapas dos projetos, é imprescindível que ele saiba aplicar a gestão de projetos na engenharia, já que ela é fundamental para que o projeto final cumpra todos os requisitos e premissas antes de ser entregue ao cliente.
O que é gestão de projetos?
A gestão de projetos na construção civil consiste na administração de todas as etapas e de todos os elementos que integram o projeto de uma obra, como o orçamento, os prazos, a mão de obra, os materiais e assim por diante.
O gerenciamento de projetos está apoiado sobre alguns pilares que o gestor deve compreender e aplicar nas atividades: planejamento, gestão de pessoas, gestão de obras e gestão de riscos. A partir do planejamento, são definidos os outros pontos.
A gestão de projetos pode agregar um enorme valor ao serviço e assegurar que a obra será concluída dentro do prazo.
Qual a importância da gestão de projetos?
Como mencionamos anteriormente, a gestão de projetos assegura que o projeto seja concluído e entregue no prazo estipulado. A gestão de projetos na construção civil otimiza as chances de uma obra bem efetuada, garantindo organização antes mesmo de seu início.
Por exemplo, o orçamento de obra bem-feito garante a satisfação do cliente, evitando transtornos durante a execução do projeto, principalmente a necessidade de gastar mais dinheiro para atender à demanda de materiais que estão faltando.
Vantagens da gestão de projetos
As vantagens de adotar o gerenciamento de projetos são muitas, entre elas:
- A redução de custos, devido ao planejamento que evita desperdícios e gera economia para a obra;
- Evita situações de risco;
- Maior controle geral sobre as etapas da obra.
Principais etapas da gestão de projetos
De forma resumida, vamos explicar as principais etapas da gestão de projetos. São elas:
1- Planejamento
O planejamento é a parte mais importante de qualquer projeto. É nesse documento que o engenheiro deve definir o objetivo da obra e os elementos para atingi-lo. Além do tipo de obra que se espera ter como resultado final, o planejamento deve estipular as etapas do projeto, como: pré-obra, projeto arquitetônico, fundação, projetos elétricos, hidráulicos, entre outras.
2- Gestão em tempo real
Depois de ter um projeto bem desenhado, é necessário acompanhar o andamento de cada uma de suas etapas. A gerência minuciosa de um projeto ajuda o engenheiro a lidar com imprevistos de forma a não prejudicar os prazos e orçamento estabelecidos.
É importante reunir a sua equipe e apresentar a ela o planejamento em detalhes. Depois, fazer reuniões esporádicas para acompanhar o avanço do trabalho dos times envolvidos. Garanta que todos estão na mesma página quanto aos procedimentos e objetivo final.
3- Utilize o PMBOK
A finalidade do PMBOK é a sistematização de metodologias e de conceitos relacionados à administração dos projetos. Ele é um guia adaptável, que serve para esclarecer sobre a gestão de projetos na construção civil, levando à utilização dos conceitos pertinentes e à reflexão sobre o modo de atuação na gestão.
Na construção civil, o PMBOK acrescenta 4 fatores muito importantes:
- a segurança no canteiro de obras;
- o meio ambiente e as práticas sustentáveis;
- o controle financeiro;
- o gerenciamento dos pleitos.
PHRANA ENGENHARIA & TERCEIRIZAÇÃO
A Phrana Engenharia & Terceirização é uma empresa focada em resultados. Trazemos diversos serviços como: gestão de projetos industriais, elaboração de projetos (construção e reforma de obras), manutenção elétrica, zeladoria, portaria, recepção, manutenção esgoto hidráulico, pintura e muito mais!
Para saber mais sobre os nossos serviços ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco pelo telefone: 47 30463313 (ligação e Whatsapp) ou por nossas redes sociais.
A Phrana Engenharia & Terceirização é a empresa certa para você e para o seu negócio. Não importa qual dos quatro cantos do Brasil você esteja, a Phrana Engenharia estará com você!