Com energia elétrica não se brinca. Por isso, a Inspeção Termográfica trata-se de uma ferramenta de avaliação preventiva de componentes e instalações elétricas.
Atualmente, a grande maioria dos equipamentos utilizam energia como fonte de alimentação principal e outros ainda, têm a energia como parte do seu processo ou até mesmo como objetivo.
Ou seja, a energia está espalhada em todas as partes, seja em um projeto residencial ou comercial. Hoje, vamos entender melhor do que se trata essa inspeção e qual a sua importância!
O que é inspeção termográfica?
A técnica consiste em medir a temperatura de determinados pontos por meio da radiação infravermelha (imagens térmicas).
Assim, o termógrafo será capaz de detectar e diagnosticar altas temperaturas nos mais variados componentes elétricos, como painéis, transformadores, motores, subestações, etc, evitando assim, panes, quedas de energia ou até mesmo incêndios.
Para que serve a inspeção termográfica?
A inspeção termográfica é realizada a partir da irradiação de infravermelho. Ela identifica falhas, infiltrações, colabora com manutenções, evita incêndios, panes ou interrupções de processos, além de colaborar na economia de energia elétrica.
Com a adoção de métodos preditivos, como a termografia, é possível prever falhas com muito mais qualidade e eficiência, e conquistar melhores resultados na gestão de custos e de produtividade no setor de manutenção, que consequentemente, refletirão positivamente nos resultados da empresa como um todo.
Onde aplicar a termografia?
A inspeção termográfica podem ser aplicada em diversas situações, mas separamos algumas das principais:
1- Instalações elétricas
Pelo fato de ser a temperatura a principal variável detectável no processo de falha de uma instalação elétrica, é onde está concentrada a maior aplicação da termografia na área industrial.
Uma inspeção termográfica em instalações elétricas identificará problemas causados pelas relações corrente/resistência. Normalmente estes são provocados por conexões frouxas, corroídas, oxidadas ou por falhas do componente em si.
Além disso, erros de projeto, falhas em montagens e até o excesso e/ou falta de manutenções preventivas podem provocar sobreaquecimento.
2- Máquinas elétricas
Em motores, geradores e transformadores, a termografia deve ser aplicada de forma correlacionada com outras técnicas.
Para os diagnósticos de falhas potenciais elétricas, a termografia infravermelha parte do princípio de que a potência de tais máquinas que não saem na forma de serviço, de alguma maneira está se transformando em perdas e sendo dissipada no meio, através de efeito joule.
Estas análises termográficas são tanto qualitativas como quantitativas. Elas permitem ao usuário acompanhar o envelhecimento da máquina, bem como diagnosticar outras falhas decorrentes de curto circuito parcial entre espiras, falha parcial de isolação, refrigeração etc.
Principais vantagens da inspeção termográfica
- Redução de manutenções corretivas;
- Redução de gastos com manutenções diversas;
- Menor consumo de energia elétrica;
- Aanálise de áreas de alto risco.
Fonte: ZL, VIB Master, CTT
PHRANA ENGENHARIA & TERCEIRIZAÇÃO
A Phrana Engenharia & Terceirização é uma empresa focada em resultados. Trazemos diversos serviços como: gestão de projetos industriais, elaboração de projetos (construção e reforma de obras), manutenção elétrica, zeladoria, portaria, recepção, manutenção esgoto hidráulico, pintura e muito mais!
Para saber mais sobre os nossos serviços ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco pelo telefone (47) 30463313 (ligação e Whatsapp) ou por nossas redes sociais.
A Phrana Engenharia & Terceirização é a empresa certa para você e para o seu negócio. Não importa qual dos quatro cantos do Brasil você esteja, a Phrana Engenharia estará com você!